A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Fazenda Rio Grande – Paraná, é mantenedora da Escola de Educação Especial Esperança de Vida. A APAE de Fazenda Rio Grande é uma associação civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo sede e foro em Fazenda Rio Grande no Estado do Paraná. Os objetivos da APAE são: • Promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania. • Criar e auxiliar na manutenção de lares para a pessoa portadora de deficiência. • Oferecer oportunidade para que pessoas portadoras de deficiência possam participar de Conselhos, Diretorias ou Comissões da APAE. A APAE iniciou suas atividades em 1993, em um espaço cedido pela prefeitura, com nome escolhido de Escola Especial Esperança de Vida, sempre mantida com o apoio da comunidade e de órgãos públicos. Em dezembro de 2000 foi entregue as chaves das primeiras salas, construídas em um novo espaço doado por um empresário da região, o qual atualmente é a sede da APAE. A escola vem crescendo em relação, as aquisições de equipamentos, materiais, aumento na estrutura física, em recursos humanos ampliado com o projeto do SUS (Sistema Único de Saúde) de atendimento clínico, contando com uma equipe multidisciplinar e, sobretudo no número de alunos matriculados. Percebe-se ainda uma vasta necessidade de melhorias visando a qualidade de vida dos alunos, bem como em atualizações técnicas e metodológicas no processo ensino-aprendizagem.
A Escola XVII de Janeiro significa para muitos alunos, pais, familiares a possibilidade de inclusão, respeito e dignidade a partir do trabalho que privilegia àqueles que necessitam de um olhar especializado para que a aprendizagem aconteça.
Atende atualmente 170 alunos com necessidades especiais, crianças, adolescentes, jovens e adultos, sendo a maioria de famílias carentes. São atendidos nos programas: Educação Infantil (estimulação precoce e educação pré-escolar); Ensino Fundamental (escolaridade) Educação de Jovens e adultos (escolaridade) Para atender todos estes alunos tem-se o seguinte quadro de profissionais: 64 funcionários, sendo 28 professores com ensino superior, 03 professores de educação física, 1 instrutora, 03 secretarias com ensino médio, 06 serviços gerais, 08 atendentes, 02 cozinheiras, 03 motoristas e 10 profissionais da saúde, sendo: 01 neurologista, 01 psiquiatra, 02 fonoaudióloga, 02 fisioterapeuta, 01 terapeuta ocupacional, 01 assistente social, 02 psicóloga. E um espaço físico do setor administrativo com 02 salas, 17 salas de aula, 1 refeitório, 2 cozinhas, dispensa, lavanderia, ginásio esportivo coberto, sala de informática, clube de mães, 7 banheiros, recepção, ambulatório do SUS com 5 salas, almoxarifado, brinquedoteca,biblioteca, Central de doações, sala de reparos, sala de costura, estacionamento.
O atendimento a pessoa com necessidades especiais é um compromisso assumido pela Associação, garantindo acesso e permanência na escola, combatendo a exclusão do sistema educacional e colocando em prática uma política de respeito às diferenças individuais. Muitos obstáculos fazem parte do nosso dia a dia, como o preconceito e o desconhecimento pelos direitos das pessoas com necessidades especiais, estamos desenvolvendo uma campanha de conscientização social para a reversão desse quadro.