Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

HISTÓRICO


A APAE de Fazenda Rio Grande é uma associação civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo sede e foro em Fazenda Rio Grande no Estado do Paraná. 
Os objetivos da APAE são: 
• Promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania. 
• Criar e auxiliar na manutenção de lares para a pessoa portadora de deficiência. 
• Oferecer oportunidade para que pessoas portadoras de deficiência possam participar de Conselhos, Diretorias ou Comissões da APAE. 
A APAE iniciou suas atividades em 1993, em um espaço cedido pela prefeitura, com nome escolhido de Escola Especial Esperança de Vida, sempre mantida com o apoio da comunidade e de órgãos públicos. Em dezembro de 2000 foi entregue as chaves das primeiras salas, construídas em um novo espaço doado por um empresário da região, o qual atualmente é a sede da APAE. 
A escola vem crescendo em relação, as aquisições de equipamentos, materiais, aumento na estrutura física, em recursos humanos ampliado com o projeto do SUS (Sistema Único de Saúde) de atendimento clínico, contando com uma equipe multidisciplinar e, sobretudo no número de alunos matriculados. 
Percebe-se ainda uma vasta necessidade de melhorias visando a qualidade de vida dos alunos, bem como em atualizações técnicas e metodológicas no processo ensino-aprendizagem.

A Escola XVII de Janeiro significa para muitos alunos, pais, familiares a possibilidade de inclusão, respeito e dignidade a partir do trabalho que privilegia àqueles que necessitam de um olhar especializado para que a aprendizagem aconteça.

Percebe-se ainda uma vasta necessidade de melhorias visando a qualidade de vida dos alunos, bem como em atualizações técnicas e metodológicas no processo ensino-aprendizagem.

Atualmente atendemos 228 alunos com necessidades especiais, crianças, adolescentes, jovens e adultos, sendo a maioria de famílias carentes, matriculados na escola.

São atendidos nos programas:

Educação Infantil (Estimulação Precoce e Educação Pré-Escolar);

Ensino Fundamental (Escolaridade)

Educação de Jovens e adultos (escolaridade, Curso Livre e EJA).

Para atender todos estes alunos tem-se o seguinte quadro de profissionais: 35 professoras com especialização em deficiência mental e múltiplas deficiências, 03 professora de artes, 04 professores de educação física, 01 instrutora de informática, 02 coordenadoras pedagógicas, 01 pedagoga, 01 diretora, 01 vice diretora, 03 secretária, 08 atendentes, 08 serviços gerais, 02 cozinheiras, 03 motoristas. Conta também com profissionais da saúde: fisioterapia 40h, fonoaudióloga 20h, psicologia 20h, terapia ocupacional 16h, assistente social 16h semanais e psiquiatra 08h, neurologista 08h mensais.

Muitos obstáculos fazem parte do nosso dia a dia, como o preconceito e o desconhecimento pelos direitos das pessoas com necessidades especiais, desenvolvemos campanhas de conscientização social para a reversão desse quadro e também temos as dificuldades financeiras que enfrentamos no diaadia  para mantermos as contas em dia, com relação à pagamento de motoristas, complemento para a equipe terapêutica e médicos e manutenção da escola.

O atendimento a pessoa com necessidades especiais é um compromisso assumido pela Associação, garantindo acesso e permanência na escola, projetos sociais e atendimento clínico, combatendo a exclusão da sociedade  e colocando em prática uma política de respeito às diferenças individuais.

 

Endereço:
Avenida Brasil, 1580 • Fazenda Rio Grande • PR
E-mail:
fazendariogrande@apaepr.org.br
Telefone:
(41) 36043328